Como comunicar com o Secullum Ponto Virtual? | Secullum Ponto Web e Secullum Ponto Virtual
O Secullum Ponto Virtual junto ao Secullum Ponto Web é um aplicativo para a inclusão de ponto, coletivamente. Com ele, as validações são otimizadas, garantindo precisão, segurança e agilidade. Tudo isso, torna o Secullum Ponto Virtual a escolha perfeita para empresas que buscam uma solução eficaz e econômica.
A validação do ponto via aplicativo Secullum Ponto Virtual pode ser realizada das seguintes formas: Senhas Numéricas, QR code, Código de Barra e Reconhecimento Facial Offline. E a melhor parte é que tudo isso pode ser feito com apenas um dispositivo, como um tablet ou smartphone.
Esse aplicativo deve ser utilizado coletivamente, com um ou mais dispositivos colocados em pontos estratégicos da empresa, preferencialmente em locais de fácil acesso para os colaboradores realizarem suas marcações de ponto.
Neste manual, mostraremos os primeiros passos para configurar e conectar o Ponto Virtual ao Secullum Ponto Web.
👨💻 Cadastrando o equipamento Ponto Virtual 👨💻 |
---|
Para cadastrar o equipamento Ponto Virtual no Secullum Ponto Web, siga este caminho: Manutenções — Equipamentos — Cadastro e clique em Incluir. Na próxima tela, você verá as seguintes informações:
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
- Descrição: Descrição do equipamento;
- Marca/Modelo: Selecione Secullum — Ponto Virtual;
- Comunicação: Selecione o tipo de comunicação, nesse caso TCP/IP;
- Empresa: Empresa a qual o equipamento está vinculado;
- Empresas Relacionadas: É utilizado quando empresas do mesmo grupo econômico (Matriz e Filial) usam o mesmo relógio para os funcionários registrarem o ponto.
OPÇÕES DE COMUNICAÇÃO
- Configurações: Nessa tela é onde podemos configurar algumas opções, conforme o modelo do equipamento. Opções como: Número Serial do REP, Último NSR coletado, Status, Periféricos, Horário de Verão, etc.
- Manutenção de Funcionários: Aqui podemos realizar algumas manutenções, por exemplo:
- Envio de funcionários para o REP;
- Exclusão de funcionários do REP;
- Recebimento de cadastros do REP para o Ponto Web;
- Envio e recebimento de biometrias faciais;
- Download do Aplicativo: Link para baixar o aplicativo Secullum Ponto Virtual na Google Play Store;
- Desativar envio automático de dados: Marcando esta opção, não serão enviados automaticamente dados para o REP. Caso você deixe essa opção desmarcada, ao alterar o Nº de Folha, por exemplo, de um funcionário, dentro de 1 minuto será enviada automaticamente essa alteração para o REP.
Após o cadastro, clique em Salvar.
📱Configurando o aplicativo Secullum Ponto Virtual 📱 |
---|
- Primeiro, instale o aplicativo no seu dispositivo Android. Clique aqui para baixá-lo;
- Em segundo lugar, após a instalação, abra o aplicativo Secullum Ponto Virtual, em seguida, clique no ícone de Configurações;
- Dentro dessa tela, vá até o menu Configurações do Sistema ⚙️. Nessa tela, configure o usuário e a senha que comunicará com o Secullum Ponto Virtual;
- Ainda nesta tela, selecione o banco e o equipamento que você configurou anteriormente neste manual. Antes de sair, clique em Testar Conexão e, em seguida, em Salvar. É muito importante clicar no botão Testar Conexão para garantir que a conexão com o banco de dados seja estabelecida;
- Após essas configurações, a configuração do aplicativo está finalizada;
- Em seguida, volte ao Secullum Ponto Web e configure como o Ponto Virtual deve funcionar. Para isso, confira as configurações abaixo.
⚙️ Configurações do equipamento Secullum Ponto Virtual ⚙️ |
---|
Nesta tela, o usuário encontrará várias opções de configuração:
GERAL
Tela para ajustar as configurações gerais do aplicativo Secullum Ponto Virtual.
- Tempo de Exibição de Mensagem: Tempo, em segundos, que a mensagem de registro ficará visível na tela;
- Senha do Técnico: Opção para definir uma senha de acesso às configurações do aplicativo Secullum Ponto Virtual;
- Guardar Geolocalização ao Registrar Ponto: Ao ativar esta opção, será solicitada uma foto do colaborador no momento do registro do ponto.
- Vale lembrar que essa captura não realiza nenhum tipo de reconhecimento facial. Essa foto pode ser visualizada posteriormente no Cartão Ponto ou no Ponto Diário, dentro do Secullum Ponto Web;
- Capturar Geolocalização ao Realizar Acesso: Ao ativar esta opção, a localização do colaborador será registrada com o ponto.
- Essa localização pode ser visualizada posteriormente no Cartão Ponto ou no Ponto Diário, dentro do Secullum Ponto Web;
- Reproduzir confirmação de registro de ponto por voz: Marcando esta opção, uma mensagem de voz confirmará o registro de ponto, facilitando a confirmação para usuários com deficiência visual;
- Gravar fluxo de comunicação em arquivo de log: Ao marcar esta opção, um arquivo de logs será gerado no dispositivo para registrar dados úteis em caso de erros. Esse arquivo é essencial para o Suporte Técnico poder identificar e resolver problemas.
- Download do arquivo de logs: Baixe o arquivo de logs para verificar problemas que o aplicativo pode estar enfrentando.
PERIFÉRICOS
Tela para configurar os tipos de leitores utilizados no Secullum Ponto Virtual.
- Teclado: Ative ou desative a opção de teclado no Secullum Ponto Virtual. Se estiver habilitada, os colaboradores poderão fazer as marcações usando seu Nº Identificador;
- Reconhecimento Facial: Ative ou desative a opção de face no Secullum Ponto Virtual. Se estiver habilitada, os colaboradores poderão fazer as marcações usando sua face. Essa opção fará o Reconhecimento Facial do colaborador;
- Barras: Ative ou desative a opção de barras no Secullum Ponto Virtual. Se a opção estiver habilitada, os colaboradores poderão fazer as marcações usando barras. Após habilitar essa opção, você poderá selecionar o tipo de barras na opção abaixo.
- Tipo de Barras: Opção para escolher o tipo de barras a ser usado para registrar o ponto: QR Code, Código 39, 2 de 5 Intercalado ou PDF 417.
- Câmera padrão: Escolha a câmera padrão que será usada para capturar a imagem dos colaboradores, podendo selecionar entre: Câmera frontal ou Câmera traseira.
- Não permitir troca de câmera: Ao marcar esta opção, o aplicativo não permitirá a troca de câmera, mantendo apenas a opção selecionada em Câmera padrão para a captura;
- Capturar foto automaticamente: Ao marcar esta opção, os colaboradores poderão registrar o ponto sem precisar tocar na tela. Quando eles passarem na frente do dispositivo, a câmera será ativada automaticamente para fazer o registro.
RECONHECIMENTO
Tela para configurar as opções de reconhecimento facial no Secullum Ponto Virtual.
- Resolução da Imagem: Quanto maior a resolução, melhor será a qualidade da foto para o reconhecimento, mas isso também tornará o processo de captura e processamento mais pesado;
- Nível da Compressão: Quanto menor o nível de compressão, mais próxima da resolução original a imagem ficará;
- Realizar prova de vida durante o cadastramento: Nesta opção ao configurar 30 em Nível Mínimo de Confiança de Prova de Vida, por exemplo, evita que os usuários realizem cadastros por fotos (do celular, impressa, 3×4) ou outro meio menos seguros. Quanto mais alto o nível ajustado, mais rígida será a detecção;
- Nível Mínimo de Confiança de Prova de Vida __: Nível mínimo para a confiança da prova de vida, quanto mais alto o nível mínimo, maior a confiança de que a foto é real, porém, algumas fotos reais podem ser recusadas.
- Realizar prova de vida durante o reconhecimento: Ao ativar essa opção, o sistema torna a marcação de ponto mais restrita, recusando fotos ou vídeos durante o reconhecimento facial. Isso aumenta a segurança da marcação de ponto;
- Nível Mínimo de Confiança de Prova de Vida __: Nível mínimo para a confiança da prova de vida, quanto mais alto o nível mínimo, maior a confiança de que a pessoa é real, porém, algumas pessoas podem ser recusadas durante o reconhecimento.
- Nível Mínimo de Confiança no Reconhecimento: O Nível Mínimo de Confiança é a quantidade mínima de pontos exigida pelo BioWeb para confirmar a identificação de uma pessoa com sucesso. Durante a identificação de fotos, o BioWeb procura em seu banco de dados a imagem mais semelhante à da pessoa que está sendo identificada no momento. Para cada imagem semelhante encontrada, o BioWeb atribui uma pontuação para determinar o quão parecida essa pessoa é com a imagem armazenada no banco de dados;
- Exemplo: Sistema configurado com Nível Mínimo de Confiança no Reconhecimento em 43 (valor padrão).
O funcionário Gabriel realizou uma entrada no Checkin, sua foto será comparada com as fotos de todos os funcionários cadastrados e cada foto comparada receberá uma pontuação. No final do processo, o BioWeb indicará qual dos funcionários em seu banco de dados recebeu a maior pontuação durante esta comparação. O funcionário com maior pontuação é considerado "o mais semelhante ao Gabriel". Se esta pontuação ultrapassar 43, o sistema indicará que encontrou o funcionário Gabriel. Caso contrário, indicará que não encontrou ninguém semelhante no banco de dados.
RECUPERAR REGISTROS
Tela dedicada para recuperar registros do Secullum Ponto Virtual.
- A partir do primeiro registro: Ao selecionar esta opção e clicar no botão Enviar, todas as marcações armazenadas no dispositivo serão sincronizadas desde o início, enviando automaticamente todos os registros para o Secullum Ponto Web;
- A partir da data: Ao selecionar esta opção, selecionar uma data e clicar no botão Enviar, as marcações a partir da data configurada serão sincronizadas e enviadas automaticamente do dispositivo para o Secullum Ponto Web;
- A partir do índice: Ao selecionar esta opção, definir um índice e clicar em Enviar, as marcações a partir do índice configurado serão sincronizadas e enviadas automaticamente do dispositivo para o Secullum Ponto Web;
- Esse índice pode ser encontrado no arquivo de logs ao marcar a opção Download do arquivo de logs. Insira o ID presente nesse log para iniciar a coleta a partir desse ponto.
Importante
Lembre-se de que, para recuperar os registros, o dispositivo deve estar conectado à internet para enviar essas marcações.
Lembre-se de que, para recuperar os registros, o dispositivo deve estar conectado à internet para enviar essas marcações.
STATUS
Nesta tela, você pode ver informações importantes sobre o dispositivo, como a versão do aplicativo Secullum Ponto Virtual, sistema operacional, total de pessoas, total de registros e outras opções.
LOGO DA EMPRESA
Nesta tela, os usuários podem adicionar o logotipo da empresa nas dimensões recomendadas para exibição na tela inicial do Secullum Ponto Virtual.
Depois de configurar o Ponto Virtual, envie as configurações utilizando o botão .
🤳 Manutenção de Funcionários 🤳 |
---|
Neste menu, o usuário pode enviar ou receber biometrias faciais e cadastros de colaboradores, além de listar ou excluir funcionários do equipamento.
Com todos os procedimentos finalizados, agora é só realizar marcações conforme as configurações definidas.
Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.