Licença Facial | Secullum Ponto Virtual
O Secullum Ponto Virtual é um aplicativo que controla a entrada e saída de funcionários e prestadores de serviços em empresas. Ele funciona de forma simples e eficiente, registrando as marcações dos colaboradores.
Uma vantagem importante é que ele funciona offline, permitindo o uso mesmo sem internet, ideal para empresas com funcionários em locais remotos. Além disso, ajuda a reduzir erros e agiliza o fechamento do ponto para a folha de pagamento.
Neste manual, traremos informações importantes e úteis referente a Licença Facial e também do Ponto Virtual.
📢 Informações importantes sobre o app Secullum Ponto Virtual 📢 |
---|
-
O aplicativo precisa estar na versão 1.1.0 ou superior;
-
É obrigatório adquirir a Licença Facial para utilizar o Reconhecimento Facial no aplicativo Secullum Ponto Virtual;
-
O aplicativo Ponto Virtual não terá suporte para Reconhecimento Facial Online [Bioweb];
-
O Reconhecimento Facial Online [Bioweb] estará disponível exclusivamente nos aplicativos Central do Funcionário e Secullum Checkin;
-
Qualquer plano do Secullum Ponto Web passa a permitir reconhecimento facial, através da Licença Facial;
-
O uso do aplicativo Ponto Virtual é gratuito, e os registros feitos por Teclado, QR Code e Código de Barras não exigem licenças adicionais ou custos extras;
-
Todas as marcações serão armazenadas offline no dispositivo, funcionando como um relógio de ponto. Essas marcações serão automaticamente sincronizadas quando o dispositivo se conectar à internet;
-
O aplicativo Ponto Virtual está disponível apenas para a plataforma Android;
-
O aplicativo Secullum Checkin não receberá mais atualizações de melhorias;
-
No Ponto Virtual, o reconhecimento facial verificará as fotos dos colaboradores localmente, ou seja, usando apenas as imagens salvas no dispositivo. Nessa situação, você pode optar por dois caminhos:
- Com o app Ponto Virtual conectado à internet, envie os dados dos colaboradores do Ponto Web para o Ponto Virtual e, em seguida, cadastre as fotos dos colaboradores diretamente no dispositivo;
- Com o app Ponto Virtual conectado à internet, envie os dados dos colaboradores do Ponto Web para o Ponto Virtual, com as fotos e biometrias faciais já cadastradas no sistema de ponto;
-
Nas Configurações do aplicativo, ao clicar em Registros, é possível visualizar tanto as marcações pendentes quanto as que já foram sincronizadas. Quando o dispositivo se conecta à internet, uma mensagem de Sincronizando registros aparecerá na tela inicial, indicando que as marcações estão sendo importadas para o sistema de ponto;
📢 Informações sobre a Licença Facial 📢 |
---|
🚩 Para se aplicar a isenção da primeira licença do app 🚩
- Deve ser a primeira licença do cliente do app Ponto Virtual;
- O Secullum Ponto Web deve estar no plano Ultimate;
- O app precisa estar na versão 1.1.0 ou superior;
- Não deve possuir equipamento Secullum Checkin configurado no banco de dados, caso tenha, alterar para Secullum Ponto Virtual;
- No plano Ultimate, para equipamentos adicionais do Ponto Virtual que utilizem o mesmo banco de dados, será cobrada uma licença extra por dispositivo caso o reconhecimento facial seja utilizado;
- Nos planos Basic e PRO, será necessário adquirir uma licença adicional por dispositivo desde o primeiro cadastro do aplicativo Ponto Virtual, caso o reconhecimento facial seja utilizado;
🚩 Como Contratar a Licença Facial? 🚩 |
---|
-
Por padrão, enviamos a licença Internet com a prova de vida, pois é a licença que atenderá a maioria dos clientes. Esta licença faz uma validação de tempos em tempos pela internet;
-
Possuímos uma outra licença chamada Standalone, esta deve ser utilizada em clientes que não terão conectividade com internet no dispositivo por longos períodos. Porém está licença é liberada apenas para casos mais específicos, como mencionamos no Acordo de Distribuição, da qual se for perdida terá um custo a parte, assim recomendamos que você contate o nosso suporte técnico para avaliar a situação do cliente e se aplica-se para ele.
🚩 Como funciona a licença de 7 dias? 🚩 |
---|
-
Para ativar essa licença, é necessário ter acesso à internet;
-
Depois de ativada, o equipamento pode ficar sem internet por até 7 dias;
- No entanto, se o equipamento for reiniciado, será necessário conectar à internet novamente para reativar a licença, pois a reinicialização, interrompe o serviço que estava em execução.
⚠️ Cuidados que devem ser tomados após a ativação da licença no Secullum Ponto Virtual ⚠️ |
---|
Meu aplicativo Secullum Ponto Virtual fechou no tablet, ao realizar marcações faciais está solicitando para inicializar a licença novamente, o que devo fazer?
1️⃣ Ativação Automática
- Ao abrir novamente o Ponto Virtual com internet, os colaboradores poderão registrar o ponto normalmente;
- Nesse primeiro registro, o sistema irá fazer a ativação da licença novamente, o que demorará alguns segundos a mais para essa primeira marcação, aparecendo a mensagem Processando em tela, após isso, o ponto é registrado;
2️⃣ Ativação Manual
- Abra o Ponto Virtual, vá até o caminho: Botão - Biometria Offline - Verificar Arquivos e Licença. Para esse passo, é necessário que o tablet esteja com internet.
Importante
É imprescindível que o dispositivo esteja conectado à internet ao usar a funcionalidade de biometria offline pela primeira vez após abrir o aplicativo.
É imprescindível que o dispositivo esteja conectado à internet ao usar a funcionalidade de biometria offline pela primeira vez após abrir o aplicativo.
Quero bloquear as pessoas de mexerem no tablet e deixar o Secullum Ponto Virtual em primeiro plano, é possível?
1️⃣ - Sim é possível e dependerá do seu aparelho, para tablets Samsung, criamos um material para deixar o app Ponto Virtual fixo, clique aqui para maiores detalhes;
2️⃣ - Nos últimos dias, a Secullum fechou parceria com uma empresa que atua no bloqueio de aplicativos e intrusos no tablet. Para receber mais informações sobre essa integração, clique aqui;
⚠️ Cuidados que devem ser tomados para evitar a invalidação ou perda da Licença Facial ⚠️ |
---|
1️⃣ - Não desinstale e reinstale o aplicativo , pois isso pode comprometer as configurações da licença e invalidá-la. Se isso acontecer, você precisará solicitar uma nova licença ao suporte, justificando o motivo;
Observação
Os registros realizados no Ponto Virtual são armazenados na memória do dispositivo até a sincronização. Se o aplicativo for desinstalado antes da sincronização, esses registros poderão ser perdidos.
Os registros realizados no Ponto Virtual são armazenados na memória do dispositivo até a sincronização. Se o aplicativo for desinstalado antes da sincronização, esses registros poderão ser perdidos.
2️⃣ - Evite limpar os dados do aplicativo , pois isso pode apagar informações essenciais, como arquivos de configuração, caches e, principalmente, os dados de licenciamento. Sem essas informações, o aplicativo pode não funcionar corretamente, o que pode resultar na perda da licença;
3️⃣ - Não reiniciar o tablet ou celular: Se o dispositivo for reiniciado ou o aplicativo for fechado, uma nova validação da licença será necessária. É crucial que o dispositivo esteja conectado à internet, pois, sem conexão, essa validação não poderá ocorrer, o que pode afetar o funcionamento da licença.
4️⃣ - Não reiniciar ou fechar o aplicativo: Se o aplicativo for reiniciado ou fechado, uma nova validação da licença será necessária. É crucial que o dispositivo esteja conectado à internet, pois, sem conexão, essa validação não poderá ocorrer, o que pode afetar o funcionamento da licença.
Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.