MDN

Licença Facial | Secullum Ponto Virtual

Licença Facial | Secullum Ponto Virtual

O Secullum Ponto Virtual é um aplicativo que controla a entrada e saída de funcionários e prestadores de serviços em empresas. Ele funciona de forma simples e eficiente, registrando as marcações dos colaboradores.

Uma vantagem importante é que ele funciona offline, permitindo o uso mesmo sem internet, ideal para empresas com funcionários em locais remotos. Além disso, ajuda a reduzir erros e agiliza o fechamento do ponto para a folha de pagamento.

Neste manual, traremos informações importantes e úteis referente a Licença Facial e também do Ponto Virtual.


📢 Informações importantes sobre o app Secullum Ponto Virtual 📢
  • O aplicativo precisa estar na versão 1.1.0 ou superior;

  • É obrigatório adquirir a Licença Facial para utilizar o Reconhecimento Facial no aplicativo Secullum Ponto Virtual;

  • O aplicativo Ponto Virtual não terá suporte para Reconhecimento Facial Online [Bioweb];

  • O Reconhecimento Facial Online [Bioweb] estará disponível exclusivamente nos aplicativos Central do Funcionário e Secullum Checkin;

  • Qualquer plano do Secullum Ponto Web passa a permitir reconhecimento facial, através da Licença Facial;

  • O uso do aplicativo Ponto Virtual é gratuito, e os registros feitos por Teclado, QR Code e Código de Barras não exigem licenças adicionais ou custos extras;

  • Todas as marcações serão armazenadas offline no dispositivo, funcionando como um relógio de ponto. Essas marcações serão automaticamente sincronizadas quando o dispositivo se conectar à internet;

  • O aplicativo Ponto Virtual está disponível apenas para a plataforma Android;

  • O aplicativo Secullum Checkin não receberá mais atualizações de melhorias;

  • No Ponto Virtual, o reconhecimento facial verificará as fotos dos colaboradores localmente, ou seja, usando apenas as imagens salvas no dispositivo. Nessa situação, você pode optar por dois caminhos:

    • Com o app Ponto Virtual conectado à internet, envie os dados dos colaboradores do Ponto Web para o Ponto Virtual e, em seguida, cadastre as fotos dos colaboradores diretamente no dispositivo;
    • Com o app Ponto Virtual conectado à internet, envie os dados dos colaboradores do Ponto Web para o Ponto Virtual, com as fotos e biometrias faciais já cadastradas no sistema de ponto;
  • Nas Configurações do aplicativo, ao clicar em Registros, é possível visualizar tanto as marcações pendentes quanto as que já foram sincronizadas. Quando o dispositivo se conecta à internet, uma mensagem de Sincronizando registros aparecerá na tela inicial, indicando que as marcações estão sendo importadas para o sistema de ponto;


📢 Informações sobre a Licença Facial 📢

🚩 Para se aplicar a isenção da primeira licença do app 🚩

  • Deve ser a primeira licença do cliente do app Ponto Virtual;
  • O Secullum Ponto Web deve estar no plano Ultimate;
  • O app precisa estar na versão 1.1.0 ou superior;
  • Não deve possuir equipamento Secullum Checkin configurado no banco de dados, caso tenha, alterar para Secullum Ponto Virtual;
  • No plano Ultimate, para equipamentos adicionais do Ponto Virtual que utilizem o mesmo banco de dados, será cobrada uma licença extra por dispositivo caso o reconhecimento facial seja utilizado;
  • Nos planos Basic e PRO, será necessário adquirir uma licença adicional por dispositivo desde o primeiro cadastro do aplicativo Ponto Virtual, caso o reconhecimento facial seja utilizado;


🚩 Como Contratar a Licença Facial? 🚩
  • Por padrão, enviamos a licença Internet com a prova de vida, pois é a licença que atenderá a maioria dos clientes. Esta licença faz uma validação de tempos em tempos pela internet;

  • Possuímos uma outra licença chamada Standalone, esta deve ser utilizada em clientes que não terão conectividade com internet no dispositivo por longos períodos. Porém está licença é liberada apenas para casos mais específicos, como mencionamos no Acordo de Distribuição, da qual se for perdida terá um custo a parte, assim recomendamos que você contate o nosso suporte técnico para avaliar a situação do cliente e se aplica-se para ele.


🚩 Como funciona a licença de 7 dias? 🚩
  • Para ativar essa licença, é necessário ter acesso à internet;

  • Depois de ativada, o equipamento pode ficar sem internet por até 7 dias;

    • No entanto, se o equipamento for reiniciado, será necessário conectar à internet novamente para reativar a licença, pois a reinicialização, interrompe o serviço que estava em execução.


⚠️ Cuidados que devem ser tomados após a ativação da licença no Secullum Ponto Virtual ⚠️

Meu aplicativo Secullum Ponto Virtual fechou no tablet, ao realizar marcações faciais está solicitando para inicializar a licença novamente, o que devo fazer?

1️⃣ Ativação Automática

  • Ao abrir novamente o Ponto Virtual com internet, os colaboradores poderão registrar o ponto normalmente;
  • Nesse primeiro registro, o sistema irá fazer a ativação da licença novamente, o que demorará alguns segundos a mais para essa primeira marcação, aparecendo a mensagem Processando em tela, após isso, o ponto é registrado;

2️⃣ Ativação Manual

  • Abra o Ponto Virtual, vá até o caminho: Botão - Biometria Offline - Verificar Arquivos e Licença. Para esse passo, é necessário que o tablet esteja com internet.

Importante
É imprescindível que o dispositivo esteja conectado à internet ao usar a funcionalidade de biometria offline pela primeira vez após abrir o aplicativo.


Quero bloquear as pessoas de mexerem no tablet e deixar o Secullum Ponto Virtual em primeiro plano, é possível?

1️⃣ - Sim é possível e dependerá do seu aparelho, para tablets Samsung, criamos um material para deixar o app Ponto Virtual fixo, clique aqui para maiores detalhes;

2️⃣ - Nos últimos dias, a Secullum fechou parceria com uma empresa que atua no bloqueio de aplicativos e intrusos no tablet. Para receber mais informações sobre essa integração, clique aqui;


⚠️ Cuidados que devem ser tomados para evitar a invalidação ou perda da Licença Facial ⚠️

1️⃣ - Não desinstale e reinstale o aplicativo , pois isso pode comprometer as configurações da licença e invalidá-la. Se isso acontecer, você precisará solicitar uma nova licença ao suporte, justificando o motivo;

Observação
Os registros realizados no Ponto Virtual são armazenados na memória do dispositivo até a sincronização. Se o aplicativo for desinstalado antes da sincronização, esses registros poderão ser perdidos.

2️⃣ - Evite limpar os dados do aplicativo , pois isso pode apagar informações essenciais, como arquivos de configuração, caches e, principalmente, os dados de licenciamento. Sem essas informações, o aplicativo pode não funcionar corretamente, o que pode resultar na perda da licença;

3️⃣ - Não reiniciar o tablet ou celular: Se o dispositivo for reiniciado ou o aplicativo for fechado, uma nova validação da licença será necessária. É crucial que o dispositivo esteja conectado à internet, pois, sem conexão, essa validação não poderá ocorrer, o que pode afetar o funcionamento da licença.

4️⃣ - Não reiniciar ou fechar o aplicativo: Se o aplicativo for reiniciado ou fechado, uma nova validação da licença será necessária. É crucial que o dispositivo esteja conectado à internet, pois, sem conexão, essa validação não poderá ocorrer, o que pode afetar o funcionamento da licença.


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Última Atualização: 30/10/2024