A comunicação entre o sistema Secullum Ponto Web e os equipamentos de relógio de ponto desempenha um papel crucial na gestão eficiente da presença e do tempo de trabalho em ambientes corporativos. Essa interação é facilitada por meio da instalação de um agente de comunicação, um componente essencial que estabelece e mantém a conexão entre o sistema central e os dispositivos de registro de ponto.
Neste contexto, exploraremos como realizar essa comunicação, destacando sua importância na automação de processos, além de discutir a necessidade do agente de comunicação para garantir o funcionamento adequado dessa interação vital.
Configurações de conexão do equipamento
Antes de estabelecer a conexão com o **Secullum Ponto Web**, certifique-se de que o equipamento de ponto esteja corretamente configurado. Isso pode envolver configurar fisicamente o endereço IP do dispositivo, a porta de comunicação, os protocolos de comunicação (como TCP/IP), entre outras configurações relevantes.
Depois de configurar fisicamente o equipamento, configure o dispositivo no sistema conforme instruções abaixo.
Cadastro do equipamento no Secullum Ponto Web
Dentro do _Ponto Web_, acesse o menu: **Manutenções - Equipamentos - Cadastro**. Clique no ícone para adicionar um equipamento;
Na tela a seguir, veremos as opções:
## **DADOS DE IDENTIFICAÇÃO**
- **Descrição:** Descrição do equipamento;
- **Marca / Modelo:** Fabricante e modelo do equipamento. Para verificar os equipamentos integrados com o **Secullum Ponto Web**, [clique aqui](https://site.secullum.com.br/pt/canal-cliente/perguntas/39);
- **Comunicação:** Tipo de comunicação que o equipamento irá usar, podendo ser: *TCP/IP, USB, API REST, PUSH, iDCloud*;
- **Endereço:** Endereço IP do equipamento;
- **Nome do Computador:** Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema, aqui mostrará o computador que está vinculado ao *Agente de Comunicação*;
- **Versão do Serviço de Comunicação:** Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema, mostrando a versão do _Agente de Comunicação_ que está instalado no computador;
- **Empresa:** Empresa a qual o equipamento está vinculado;
- **Empresas Relacionadas:** É utilizado quando empresas do mesmo grupo econômico (Matriz e Filial) usam o mesmo relógio para os funcionários registrarem o ponto.
- **Centro de Custo:** Opção para filtrar em qual centro de custo os funcionários poderão fazer marcações;
- **Enviar somente funcionários deste centro de custo:** Marcando a opção, irá enviar para o centro de custo selecionado, somente os colaboradores que em seu cadastro estiverem com o mesmo centro de custo.
- **Equipamento desativado:** Indica que o equipamento não é mais utilizado pela empresa (equipamento danificado, desligado, etc).
## **OPÇÕES DE COMUNICAÇÃO**
- **Configurações:** Nessa tela é onde podemos configurar algumas opções, de acordo com o modelo do equipamento. Opções como: **Número Serial do REP, Último NSR coletado, Status, Periféricos, Horário de Verão, etc.**
- **Manutenção de Funcionários:** Aqui podemos realizar algumas manutenções, por exemplo:
- Envio de funcionários para o REP;
- Exclusão de funcionários do REP;
- Recebimento de cadastros do REP para o Ponto Web;
- Envio e recebimento de biometrias faciais;
- **Empregador:** Nessa opção podemos enviar ou receber os dados da Empresa;
- **Recebimento de Registros:** Se habilitado, gera uma cópia das marcações recebidas no sistema, em um formato igual o AFD do relógio. *Essa opção esta disponível apenas para alguns modelos de equipamentos*;
- **Log de Alterações de Data e Hora:** Opção onde é possível verificar se houve adulteração da Data e Hora do relógio. Essa funcionalidade está disponível para alguns modelos dos fabricantes: *Henry*, *Control iD* e *Topdata*;
- **Desativar envio automático de dados:** Marcando esta opção, não serão enviados automaticamente dados para o REP. Caso você deixe essa opção _desmarcada_, ao alterar o *Nº de Folha* por exemplo de um funcionário, dentro de 1 minuto será enviado automaticamente essa alteração para o REP.
### **Desativar envio automático de dados**
Opção que enviará ou não as configurações dos colaboradores e do REP para o relógio de ponto automaticamente, **dentro de 1 minuto**. Essas configurações podem ser: **Nome**, **N° de Folha**, **N° Identificador**, **CPF**, **PIS**, **Leitoras do equipamento**, **Senha do Menu**, **Digitais** entre outras em que podem ser enviadas para o relógio.
### **Desativar recebimento automático de registros**
Opção para receber ou não os registros automaticamente dos equipamentos cadastrados no sistema, **esse recebimento se dará num intervalo de 5 minutos de ociosidade** (sem que nenhuma comunicação tenha acontecido dentro desses minutos).
### **Comunicar com equipamento em modo REP-P**
Essa opção faz o equipamento funcionar como um **REP-P**. Assim, quando alguém registra o ponto nele, o comprovante é enviado para a **Central do Funcionário**.
Instalação do Agente de Comunicação
O **Secullum Ponto Web** requer a instalação de um agente de comunicação em um computador na mesma rede local onde o equipamento de ponto está localizado. Este agente de comunicação é responsável por intermediar a comunicação entre o software e o equipamento de ponto.
###
Importante Para instalar o agente de comunicação, **[clique aqui](https://site.secullum.com.br/pt/canal-cliente/perguntas/745)**.
Após a instalação do **Agente de Comunicação**, configure o mesmo entrando com o *Usuário*, *Senha* e o *Banco de Dados* do cliente. Esses dados devem ser os mesmos utilizados para acessar o **Secullum Ponto Web**. Veja abaixo no vídeo como realizar esse processo:
Página inicial do Secullum Ponto Web
Na **Página Inicial** do sistema, na aba **EQUIPAMENTOS**, podemos verificar os equipamentos que estão atualmente conectados e/ou desconectados. Também é possível visualizar o *Nome do Computador* que o **Agente de Comunicação** esta instalado, identificando de maneira fácil onde o equipamento está conectado no momento.
Diagrama da comunicação de equipamentos com o Secullum Ponto Web
Para usar o **Agente de Comunicação** do **Secullum Ponto Web**, você precisa instalá-lo em um computador conectado à mesma rede que o equipamento. Quando o *Status do Equipamento* mostra *"Conectado"*, você pode enviar ou receber configurações de qualquer lugar usando apenas o navegador.
Este é um diagrama de uma rede comum, onde é necessário ter um **Agente de Comunicação** em cada rede, segue abaixo o diagrama para melhor entendimento.
###
Observação Se o cliente não tiver um computador para instalar o **Agente de Comunicação**, ele pode usar o **Secullum Comunicador Servidor**. Para mais detalhes, **[clique aqui](https://site.secullum.com.br/pt/canal-cliente/perguntas/838)**.