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Como comunicar com o Checkin no Secullum Ponto Web?

Como comunicar com o Checkin no Secullum Ponto Web?

Gerenciar os acessos dos funcionários ficou muito mais simples. Através da comunicação do Secullum Checkin com o Ponto Web é possível controlar acessos utilizando tablets, smartphones e sistemas operacionais Windows, tudo isso com baixo valor de investimento.

O Secullum Checkin é um aplicativo que permite a validação de acessos através de reconhecimento facial, senhas numéricas, QR Codes e código de barras, funcionando como um firmware que roda em dispositivos Android, iOS e Windows.

Algumas informações para a utilização do Checkin com o Ponto Web:

  • Não há custos adicionais para sua utilização, sendo que:
    • Para uso de Senha Numérica, Código de Barras simples ou QR Code, qualquer plano pode ser escolhido (Basic, PRO, Ultimate);
    • Para uso com Reconhecimento Facial, deve ser escolhido o plano Ultimate e deve-se ativar a opção BioWeb na Área do Revendedor;
    • O Checkin funciona apenas com internet, Wifi, 4G, 3G;

Esse aplicativo é uma ótima opção para funcionários que trabalham externamente e que possuem apenas um celular/tablet cedido pela empresa para realização das marcações. Dessa forma, os colaboradores podem utilizar a sua face ou nº Identificador para inclusão de marcações, indo diretamente para o Secullum Ponto Web de forma online.


O que diz a lei sobre o uso do Checkin?

O Secullum Checkin é considerado um sistema alternativo eletrônico de controle de jornada, estando de acordo com a Portaria 373/2011.

Segundo o MTE, os empregadores poderão adotar sistemas alternativos de controle de jornada de trabalho, desde que autorizados por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Para este caso, a legislação dispensa a certificação prévia perante órgãos técnicos e o registro no Ministério do Trabalho e Emprego. Ela exige apenas que os sistemas não admitam:

I – Restrições à marcação do ponto;
II – Marcação automática do ponto;
III – Exigência de autorização prévia para marcação de sobrejornada; e
IV – A alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado.


Requisitos Aplicativo Checkin

Requisitos Android Requisitos iOS
Requer Android 5.1 ou superior Para maiores informações sobre os
requisitos iOS, consulte as
informações na loja da
Apple [clicando aqui](https://apps.apple.com/br/app/secullum-check-in/id1434693367)
Memória RAM: 1GB
Conexão com a internet (Wifi - 3G / 4G)
Câmera Frontal 1 MP


Características do Checkin

  • Compatível com Android, iOS e Sistema Operacional Windows;
  • Pode ser utilizado em Smartphones, Tablets, Computadores e Notebooks;
  • Integrado com os softwares .Net e Ponto Web da Secullum;
  • Acionará fechaduras, catracas ou cancelas;
  • Identificará pessoas através de:
    • Reconhecimento facial (Necessita BioWeb);
    • Senha numérica (Nº Identificador);
    • Impressão Digital; *
    • Cartão de proximidade; *
    • QR Code.
  • Exibe mensagens na tela;
  • Tocará sons personalizáveis ao realizar acessos; *
  • Comunicação Offline e On/Off;
  • Inclusão da Geolocalização na batida.

* Itens disponíveis apenas sob demanda.


Aplicativo Checkin

Baixe o app Secullum Checkin e instale no celular, tablet ou computador, abaixo link para download:


Abaixo procedimentos para a configuração do Checkin:


Cadastrando o equipamento Checkin

Para cadastrar o equipamento Checkin no Ponto Web, vá até o caminho: Manutenções - Equipamentos - Cadastro - clique em Incluir. Nessa tela temos as seguintes informações:

  • Descrição: Dê um nome para o equipamento;
  • Marca/Modelo: Selecione Secullum Checkin;
  • Comunicação: Selecione o tipo de comunicação, nesse caso TCP/IP;
  • Centro de Custo: Opção para que o equipamento receba apenas marcações de um centro de custo específico;

Após o cadastro, clique em Salvar.


Configurando o aplicativo Checkin

Depois de instalado o aplicativo no celular, tablet ou computador, clique no cadeado na parte inferior, em seguida arraste o dedo da esquerda para direita e clique em Configurações de Rede. Nessa tela clique em Editar Usuário e configure Sistema, Usuário, Banco e Equipamento, conforme o vídeo explicativo que está mais abaixo.

Após a confirmação dos dados, clique em Testar conexão para verificar se a conexão será estabelecida com êxito. Em seguida, clique em Salvar.


Configurando os leitores do equipamento Checkin

Depois de cadastrar o equipamento e configurar o Checkin corretamente, entre em Configurações -Periféricos do equipamento no Ponto Web, para configurar os tipos de leitores onde o app funcionará:


Leitores

  • Teclado: Permite realizar acessos via teclado, inserindo o Nº Identificador da pessoa cadastrada no Ponto Web;
  • Face: Permite realizar acessos via biometria facial. Para usar essa funcionalidade, deve-se habilitar o BioWeb;
  • Barras: Habilita a opção Tipo de Barras:
    • Tipo de Barras: Permite realizar acessos via barras do tipo: QR Code, Código 39, 2 de 5 Intercalado, PDF 417;
  • Câmera padrão: Câmera que será acionada ao selecionar a opção de Reconhecimento Facial;
    • Não permitir troca de câmera: Marcando a opção, não será mais possível trocar a câmera no momento do reconhecimento facial, deixando fixo o que foi selecionado em Câmera padrão.

Após configurar os leitores que forem utilizados, clique no ícone , para enviar as configurações ao Checkin:


Pronto! Finalizando todos os procedimentos acima, basta realizar acessos conforme a configuração desejada.


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Última Atualização: 08/12/2023