MDN

Como comunicar com os equipamentos Evo Facial | Secullum Ponto Offline

Como comunicar com os equipamentos Evo Facial | Secullum Ponto Offline

O terminal facial Evo, controla e monitora a entrada e saída de colaboradores utilizando a tecnologia de reconhecimento facial, leitor de cartão e Qr Codes.

Neste manual mostraremos como realizar a comunicação com este equipamento no sistema Secullum Ponto Offline.

Para cadastrar e efetuar a comunicação com o equipamento siga os seguintes passos:

Instalação do Pacote de Comunicação
Primeiramente, instale o pacote de comunicação do equipamento, para isso, baixe o mesmo pelo link a seguir: - Link de instalação do pacote dos equipamentos *Evo*: https://site.secullum.com.br/at-evo.exe; - Durante a instalação, inclua o caminho da pasta do **Secullum Ponto Offline**, imagem de exemplo abaixo:
- Após basta seguir com a instalação normalmente; Depois da instalação do pacote de comunicação, devemos cadastrar o equipamento no sistema, para isso, siga os passos a seguir.
Cadastro do Equipamento
Dentro do *Ponto Offline*, acesse o menu: **Manutenção - Equipamentos - Cadastro**. Clique **Incluir** para adicionar um equipamento; Na tela de cadastro, inclua os dados: - **Código:** Defina um código para o equipamento; - **Descrição:** Informe um nome para esse equipamento; - **Nº Serial:** Preencha o campo **Número Serial** do equipamento. Certifique-se de inserir o número corretamente, pois esse número é essencial para a comunicação com o equipamento; - **Marca / Modelo:** Selecione o modelo **Evo - 40 / 50**; - **Empresa:** Selecione a empresa principal para uso do equipamento; - **Centro de Custo:** Informe um se o cliente utiliza essa opção. Caso contrário, deixe em **Nenhum**;
Após esse cadastro inicial, devemos entrar nas configurações do equipamento, para isso, veja os passos abaixo:
Configurações do equipamento Evo no Secullum Ponto Offline
Dentro do cadastro do equipamento, clique em **Configurações**: - **Gerais:** Nessa tela preencha os campos: - **Modelo:** Selecione o modelo Evo que utilizará para a comunicação; - **Número Serial:** Preencha o campo **Número Serial** do equipamento. Certifique-se de inserir o número corretamente, pois esse número é essencial para a comunicação com o equipamento; - **Porta:** Configure uma porta para a comunicação, ou utilize a 7788 padrão do equipamento;
- O número serial pode ser visualizado no equipamento Evo, pelo caminho: **Menu - Informações - Info - Num. Serie (SN)**;
Demais opções em **Configurações**: - **Status:** Mostra as informações técnicas do equipamento como: *Modelo*, *Firmware*, *Algoritmo das digitais* e *Mac*; Agora, devemos configurar o equipamento Evo para a comunicação com o **Secullum Ponto Offline**.
Configurações de rede no Equipamento
Para uma comunicação com êxito no **Secullum Ponto Offline**, configure as seguintes telas no equipamento: ## **Menu - Rede - Servidor** - **Req. Servidor:** Sim; - **Dominio:** Não; - **URL:** Não precisa ser configurado; - **IP:** Configure o IP do computador que fará a comunicação com o equipamento; - **Porta:** 7788 (porta padrão para esse equipamento); - **Heartbeat:** Indiferente o valor; - **Servidor valida:** Não;

## **Menu - Rede - Ethernet** - **DHCP:** Ao configurar DHCP como "*Sim*", o equipamento automaticamente obterá um IP disponível na rede, desde que o cabo de rede esteja conectado ao equipamento. Configurando como "*Não*", os dados abaixo precisarão ser configurados, conforme a rede do cliente; - **IP:** Informe um IP livre disponível na rede para a comunicação; - **Máscara:** Configure a máscara de rede do computador nessa opção; - **Gateway:** Configure o gateway da rede do cliente; - **IP Servidor DNS:** Não é necessário configuração, pode deixar zero; - **MAC Address:** Endereço MAC do equipamento, não é possível trocá-lo. ###
Aviso
Se houver dúvidas para configurar essa parte, verifique com o TI do cliente.
Terminando essas configurações, o Evo está pronto para iniciar a comunicação com o **Secullum Ponto Offline**.
Comunicando com o Evo no Secullum Ponto Offline
Após todas as configurações acima serem realizadas, a comunicação entre Sistema x Evo pode ser feita através do menu **Enviar e Receber**, basta selecionar o equipamento e selecionar a *Ação* desejada. ###
Observação
Ao enviar os colaboradores para o Evo, certifique-se de configurar em seus cadastros a Senha para realizar marcações pelo teclado.

Para marcações via reconhecimento facial, primeiramente envie o cadastro das pessoas pelo *Ponto Offline* e em seguida, cadastre as faces diretamente no equipamento *Evo*.

Manutenção de Funcionários
No momento não há manutenção de funcionários para esse equipamento. Outras informações relacionado a isso: - Ao enviar o cadastro do colaborador com foto do _Ponto Offline_ para o _Evo_ pelo **Enviar e Receber**, a foto NÃO será enviada para o equipamento; - Não é possível receber a foto cadastrada no *Evo* para o *Ponto Offline*; - Uma vez cadastrada a foto no equipamento para o colaborador, será possível realizar marcações no *Evo* com a face;
Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.
Última Atualização: 26/04/2024