O terminal facial Evo, controla e monitora a entrada e saída de colaboradores utilizando a tecnologia de reconhecimento facial, leitor de cartão e Qr Codes.
Neste manual mostraremos como realizar a comunicação com este equipamento no sistema Secullum Ponto Offline.
Para cadastrar e efetuar a comunicação com o equipamento siga os seguintes passos:
Instalação do Pacote de Comunicação
Primeiramente, instale o pacote de comunicação do equipamento, para isso, baixe o mesmo pelo link a seguir:
- Link de instalação do pacote dos equipamentos *Evo*: https://site.secullum.com.br/at-evo.exe;
- Durante a instalação, inclua o caminho da pasta do **Secullum Ponto Offline**, imagem de exemplo abaixo:
- Após basta seguir com a instalação normalmente;
Depois da instalação do pacote de comunicação, devemos cadastrar o equipamento no sistema, para isso, siga os passos a seguir.
Cadastro do Equipamento
Dentro do *Ponto Offline*, acesse o menu: **Manutenção - Equipamentos - Cadastro**. Clique **Incluir** para adicionar um equipamento;
Na tela de cadastro, inclua os dados:
- **Código:** Defina um código para o equipamento;
- **Descrição:** Informe um nome para esse equipamento;
- **Nº Serial:** Preencha o campo **Número Serial** do equipamento. Certifique-se de inserir o número corretamente, pois esse número é essencial para a comunicação com o equipamento;
- **Marca / Modelo:** Selecione o modelo **Evo - 40 / 50**;
- **Empresa:** Selecione a empresa principal para uso do equipamento;
- **Centro de Custo:** Informe um se o cliente utiliza essa opção. Caso contrário, deixe em **Nenhum**;
Após esse cadastro inicial, devemos entrar nas configurações do equipamento, para isso, veja os passos abaixo:
Configurações do equipamento Evo no Secullum Ponto Offline
Dentro do cadastro do equipamento, clique em **Configurações**:
- **Gerais:** Nessa tela preencha os campos:
- **Modelo:** Selecione o modelo Evo que utilizará para a comunicação;
- **Número Serial:** Preencha o campo **Número Serial** do equipamento. Certifique-se de inserir o número corretamente, pois esse número é essencial para a comunicação com o equipamento;
- **Porta:** Configure uma porta para a comunicação, ou utilize a 7788 padrão do equipamento;
- O número serial pode ser visualizado no equipamento Evo, pelo caminho: **Menu - Informações - Info - Num. Serie (SN)**;
Demais opções em **Configurações**:
- **Status:** Mostra as informações técnicas do equipamento como: *Modelo*, *Firmware*, *Algoritmo das digitais* e *Mac*;
Agora, devemos configurar o equipamento Evo para a comunicação com o **Secullum Ponto Offline**.
Configurações de rede no Equipamento
Para uma comunicação com êxito no **Secullum Ponto Offline**, configure as seguintes telas no equipamento:
## **Menu - Rede - Servidor**
- **Req. Servidor:** Sim;
- **Dominio:** Não;
- **URL:** Não precisa ser configurado;
- **IP:** Configure o IP do computador que fará a comunicação com o equipamento;
- **Porta:** 7788 (porta padrão para esse equipamento);
- **Heartbeat:** Indiferente o valor;
- **Servidor valida:** Não;
## **Menu - Rede - Ethernet**
- **DHCP:** Ao configurar DHCP como "*Sim*", o equipamento automaticamente obterá um IP disponível na rede, desde que o cabo de rede esteja conectado ao equipamento. Configurando como "*Não*", os dados abaixo precisarão ser configurados, conforme a rede do cliente;
- **IP:** Informe um IP livre disponível na rede para a comunicação;
- **Máscara:** Configure a máscara de rede do computador nessa opção;
- **Gateway:** Configure o gateway da rede do cliente;
- **IP Servidor DNS:** Não é necessário configuração, pode deixar zero;
- **MAC Address:** Endereço MAC do equipamento, não é possível trocá-lo.
###
Aviso Se houver dúvidas para configurar essa parte, verifique com o TI do cliente.
Terminando essas configurações, o Evo está pronto para iniciar a comunicação com o **Secullum Ponto Offline**.
Comunicando com o Evo no Secullum Ponto Offline
Após todas as configurações acima serem realizadas, a comunicação entre Sistema x Evo pode ser feita através do menu **Enviar e Receber**, basta selecionar o equipamento e selecionar a *Ação* desejada.
###
Observação Ao enviar os colaboradores para o Evo, certifique-se de configurar em seus cadastros a Senha para realizar marcações pelo teclado.
Para marcações via reconhecimento facial, primeiramente envie o cadastro das pessoas pelo *Ponto Offline* e em seguida, cadastre as faces diretamente no equipamento *Evo*.
Manutenção de Funcionários
No momento não há manutenção de funcionários para esse equipamento. Outras informações relacionado a isso:
- Ao enviar o cadastro do colaborador com foto do _Ponto Offline_ para o _Evo_ pelo **Enviar e Receber**, a foto NÃO será enviada para o equipamento;
- Não é possível receber a foto cadastrada no *Evo* para o *Ponto Offline*;
- Uma vez cadastrada a foto no equipamento para o colaborador, será possível realizar marcações no *Evo* com a face;
Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.