Toda empresa que deseja contratar um novo funcionário, deve se preocupar não só com a parte das entrevistas, mas também com a etapa de como implementar um onboarding efetivo, já que é esta etapa que irá fazer com que o novo colaborador se sinta confortável de estar no novo ambiente de trabalho. Sendo assim, pensar em fazer uma integração assertiva é de suma importância para uma primeira impressão ainda melhor sobre a empresa. Quando os novos colaboradores são integrados de forma eficaz, isso faz com que se sintam valorizados, motivados e preparados para agregar com os objetivos da organização.
O que é onboarding?
É o processo de integração de um novo colaborador à equipe, operação da empresa e cultura, que tem como objetivo assegurar que o profissional se adapte ao ambiente e tenha vontade de permanecer.
Onboarding envolve etapas como orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento. O melhor momento para iniciá-lo é logo após a contratação, gerando experiências para motivar o profissional e mantê-lo engajado a mostrar um bom trabalho e estende-se até o funcionário estar à vontade com sua função.
Qual a importância da integração de novos funcionários?
Com as exigências tanto das empresas, quanto dos profissionais disponíveis no mercado de trabalho, encontrar o funcionário que se encaixe para uma vaga aberta é sempre um desafio. Por isso é importante focar em mostrar os diferenciais da empresa logo de cara e instigar a vontade de pertencer no novo colaborador. Existem 4 C’s do onboarding, que todo RH deveria desenhar e tornam a jornada mais prática, diminuindo o risco de repetir passos ou tornar o processo entediante, são eles:
Conformidade: ensinar e orientar sobre a estrutura dos processos dentro da empresa, desde o início até o final, como regras, políticas, obrigações, valores, código de ética, etc.
Cultura: é onde o funcionário vai aprender sobre o clima organizacional, entendendo como as dinâmicas funcionam e como é o dia a dia.
Clarificação: esclarecer tudo sobre a nova função do profissional: responsabilidades, atribuições, hierarquia, ferramentas e recursos. É também onde ocorre o alinhamento de expectativas para que o colaborador saiba o que é esperado dele como funcionário.
Conexão: o próximo passo deste processo é oficializar sua entrada na empresa para os outros colaboradores e promover a conexão entre líderes, colegas e as responsabilidades dentro do time.
A integração de novos funcionários também é importante e benéfica em outros pontos que iremos citar abaixo.
- Retenção de talentos: mesmo que a empresa seja repleta de benefícios e tenha salários competitivos, quando um funcionário inicia na empresa ele acaba vivendo o dia a dia e percebendo coisas que não conseguiria ver de fora. Com o onboarding é possível construir uma ideia das características imperceptíveis que diferenciam sua empresa das outras, usando isso como ferramenta de retenção e atração de talentos.
- Crescer o negócio: nem sempre é visível, mas uma cultura organizacional boa e bem definida, aumenta o engajamento e motivação dos colaboradores, fazendo com que estes se mantenham envolvidos com as metas da organização e sejam, além de tudo, mais produtivos.
- Redução da taxa de turnover: empresas com altas taxas de turnover são, geralmente, aquelas que não se preocupam com sua cultura organizacional, nem com a saúde do colaborador de maneira geral. Outra problemática para os turnovers é a falta de vínculo entre contratante e contratado, quando o colaborador não se sente parte da empresa. Um onboarding que abrange não apenas a integração do colaborador, como também ferramentas e recursos necessários para o sucesso ao desempenhar suas funções, reduz a frustração e aumenta a confiança do colaborador em suas habilidades.
- Aumento de engajamento dos profissionais: como exemplificado acima, o aumento do engajamento é muito relevante, principalmente para que o tempo de empresa do funcionário cresça e consequentemente, sua satisfação também.
Como fazer um onboarding efetivo?
Este é um processo crucial para que o novo colaborador integre a equipe de forma leve e bem-sucedida. Isto se torna importante tanto para os 4 C’s, quanto para os pontos abordados acima, onde ficamos sabendo que um onboarding efetivo ajuda a reduzir turnovers e a reter talentos. Para isso, é necessário deixar questões como salários, benefícios, período de experiência, data de início, entre outras coisas, bem esclarecidas no momento da contratação e podem ser enviadas por e-mail, para registro e entendimento do candidato.
Outro ponto importante para um onboarding efetivo, é preparar a chegada do novo colaborador, mostrar a ele que a empresa se planejou para recebê-lo, especialmente no seu setor de trabalho, fazendo com que ele se sinta valorizado e integrado. Um evento de integração apresentando os setores da empresa e sua cultura, com um kit de onboarding, é imprescindível. A visão geral dos setores se torna importante para o novo colaborador saber a quem recorrer em caso de necessitar contato com outro setor, para resolução de algum problema. Fazer um tour pela empresa e suas instalações, mostrando onde cada setor fica alocado, salas de reunião, descanso, cozinha, banheiros, entre outros, ajuda com que o funcionário se sinta familiarizado com o ambiente e consiga se integrar a equipe de uma maneira menos formal. Também é importante contar com um funcionário do setor que o colaborador irá trabalhar para auxiliar nas demandas, assim como dar um treinamento para exercer as funções que deve desempenhar.
A última etapa.
A última etapa importante, é fazer um acompanhamento contínuo, por tempo determinado, para saber se o funcionário aderiu a cultura da empresa, atribuições, rotina, etc. Neste acompanhamento também é bom levar um feedback para que o colaborador saiba como a empresa o está enxergando e se mantenha motivado. Pesquisas de clima são ótimas para este propósito, já que elas podem medir a satisfação dos funcionários perante as adversidades encontradas no dia a dia da empresa, facilitando assim a diminuição da rotatividade.
Há de se saber que um onboarding efetivo e sua implementação custa tempo, pois depende não apenas do RH, como também do posicionamento da empresa quanto ao tratamento e valorização de seus colaboradores, lembrando que é um esforço coletivo e não individual. Saber que outros colaboradores aceitam e não rivalizam as relações interpessoais, nem desmerecem novos colaboradores, também é algo que influencia em um onboarding e taxa de retenção boas. Por isso, apostar em ações de endomarketing para engajar equipes, além de outros momentos em que os colaboradores possam interagir é de suma importância, afinal, a empresa é onde a maioria dos colaboradores passa seu tempo durante a semana, fazendo ainda mais necessário pensar em como deixar os colaboradores mais confortáveis no ambiente de trabalho.
Na Secullum apostamos que colaboradores felizes e satisfeitos geram um bom desempenho e valorização maior da empresa. E é este o motivo de investirmos tanto em um onboarding acolhedor e numerosas ações de endomarketing ao longo do ano. Quer saber mais? Nos siga no Linkedin e redes sociais para conhecer nossa história!